“Não espere que o impossível aconteça, se nem o possível você é capaz de fazer acontecer!” (A.S. 2015)

sábado, 10 de outubro de 2009

Palestra "Marketing Titânico" (Alexandre Luzzi Las Casas )


"Marketing Titânico - um estudo de empresas que fracassaram" é o título do livro do doutor em Administração Mercadológica pela FGV, Alexandre Luzzi Las Casas, que fez a palestra de abertura do Simpósio Nacional Marketing Brasil, no Centro de Convenções da Bahia, nesta quinta-feira, dia 9 de outubro. Ele fez uma analogia entre o naufrágio do supertransatlântico Titanic e a falência de grandes empresas como a Encol, Iridium, Trol, Bloch Editores, Mesbla, Mappin, KFC e outras. A prepotência, segundo o professor deixou as empresas descuidadas e mercado é como o Oceano, sofrendo transformações constantes, que precisam ser previstas para que os administradores possam adotar mudanças no momento certo, quando forem necessárias de acordo com as transformações no ambiente do mercado.
"Tamanho não é documento. As empresas quando começam a operar em determinados mercados, ou ambientes, assemelham-se a uma embarcação no início de uma viagem. O Titanic tinha tudo para dar certo, mas o problema foi exatamente a prepotência. No mercado as empresas grandes aparentemente deveriam ter uma viagem tranqüila, mas no marketing moderno não é possível se distrair nem um momento e perder de vista os clientes. É preciso ficar mais atento às modificações do mercado", ressalta Las Casas. Ele frisa, no entanto, que em muitos casos, o problema é adotar mudanças erradas, ou no momento incorreto.
O primeiro caso mencionado pelo doutor da FGV foi a falência da construtora Encol. "Eles sofreram com a pressão da mídia, mas o grande problema foi a má administração. Desviaram o foco da construção e passaram a fazer aplicações financeiras", revela. Já no caso da Trol, uma série de conflitos geraram instabilidade na empresa que não conseguiu se manter. As lojas de departamento Mesbla e Mappin tiveram que enfrentar uma forte concorrência e também cometeram graves erros de posicionamento mercadológico, ocasionando uma perda de identidade e o foco de sua clientela.
A franquia da rede americana de lanchonetes KFC chegou ao Brasil com lojas maiores que a sua capacidade de operação e faltou conhecimento no ramo para produção. Um dos casos mais interessantes foi o da Iridium, empresa de telecomunicações, que antes mesmo de chegar ao mercado lançou uma massiva campanha na mídia, anunciando a tão falada telefonia global. Eles, no entanto, não levaram em conta a concorrência e estavam também sem nenhuma sintonia com o mercado. Em um ano a empresa faliu.
Para os empresários, Alexandre Las Casas dá algumas dicas básicas para manutenção da atividade no mercado, começando pela boa sintonia com o ambiente:
- Preparar-se para surpresas do ambiente e para as concorrências imprevisíveis- Buscar soluções criativas e estimular novas idéias
- Manter sempre uma postura de guerreiro, mas com humildade
- Reduzir os erros


Fonte: http://ibahia.globo.com/marketingbrasil/resumos_lascasas.htm

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